Os problemas diários afetam a sua produtividade?

Produtividade, como mantê-la como os problemas diários? Muito se fala sobre produtividade, muitos lutam por ela, por tê-la. Entretanto, pouco se fala  como isolar os problemas e focar na sua produtividade.

Ninguém está  livre dos problemas e atribulações da vida, eles estão aí para o nosso crescimento seja ele profissional ou pessoal.  Mas os problemas afetam o nosso emocional, minam as nossas energias, e sim nos deixam com baixa produtividade.

Porém, os problemas são seus e não podem ser justificativa para o declínio no seu processo produtivo.

Eu passei por uma experiência nos últimos dias que me tirou um pouco do meu eixo. Fui demitida do meu atual emprego e em uma semana fui readmitida em outra empresa, numa recolocação abaixo da minha faixa salarial, e fora das minhas habilidades profissionais. Aí vocês me perguntam? Mas como assim, você aceitou? Eu te respondo com outra pergunta, tem como não aceitar…

E para melhorar a situação, tive uma experiência desagradável com uma vizinha (até então querida), que está em obras e foi grossa, arrogante e sem educação com uma situação corriqueira, que ela não soube administrar. Nesse meio tempo fiquei com baixa imunidade e problemas de insônia e cai de cama.

No meu novo trabalho estamos em reestruturação, ou seja, leia-se  trabalhos fora do horário do expediente e inclusive aos sábados.

A organização não me deixou ir ao caos

Como se produz nesse cenário? É claro que o nível de produtividade não tem como ser o mesmo nessas condições. O importante nesse momento é ter um método de organização que não falhe e seja eficiente.

Na sua casa

Já foi o tempo que os serviços de casa eram concentrados apenas na mulher. Se você minha amiga, ainda concentra os serviços e atividades da casa somente em você, pare com isso. Uma hora você não poderá fazer e a casa virará um verdadeiro desastre.

Doutrine todos os moradores sobre a importância de cada um dentro das atividades domésticas. Crie rotinas, mesmo que você administre todas elas, ou seja, gerencie essas tarefas, mas dê o poder ao “delegado” para resolver as atividades.

A colaboração dentro de casa, é muito importante, e é sim um ato de carinho. E cada um fazendo um pouquinho a casa tende a funcionar. Pense nisso!

Nesse período de caos, chegava em casa do trabalho e aproveitava para descansar. Não adiantava me desgastar mais fisicamente depois de um dia de trabalho. Banho quente, uma sopinha, um suco e cama.  Para poder ter essa “condição” minha casa tem um sistema de organização que funciona  e pessoas que  colaboram comigo. Ah só um detalhe não temos empregada!

No seu trabalho

Peça ajuda ao seu colega de trabalho, explique a situação. Seja sincero!

No momento em que estamos vivendo, não podemos deixar o nosso trabalho em segundo plano, não, não mesmo!

No meu caso, eu tinha apenas uma semana de aniversário na empresa, fresquinha no cargo.  Foi muito difícil, mas tentei me alimentar bem e tomar bastante suco de laranja e limão. Confesso que me automediquei, mas quem nunca? Sei que fiz errado, mas já estou com consulta marcada com meu médico, e farei o relato dos anti-inflamatórios que tomei, ah que me resultaram um mal estar terrível no estomago (problema de quem se automedica). E fui trabalhar, com certeza não fui tão eficiente o quanto poderia ser, mas não ficamos com pendências.

O importante é saber que você precisa estar bem, para produzir. Esse é o foco! Mas nem sempre é possível e há momentos que por mais que você queira, não é possível aí sim você tem que se retirar para se cuidar. Entretanto, é aí que você precisa estar organizado com seus processos, nunca centralizar as atividades em uma pessoa da equipe, todos precisam estar cientes das atividades, por que ninguém está livre de infortúnios.

E para complicar ainda mais toda a situação, a crise financeira e econômica, deixou toda a população ainda mais apreensiva.  Muitos apresentaram um desequilíbrio financeiro que impactaram diretamente na sua produtividade. A incerteza, a dúvida do amanhã, a preocupação em pagar as dívidas, etc. Deixaram os trabalhadores ainda mais angustiados e aqueles que não tem um emprego num pesadelo titulado “o desespero do amanhã”. Esse artigo fala mais detalhadamente como as empresas estão lidando com desequilíbrio financeiro versus a produtividade.

No dia-a-dia

Eu costumo dizer que o ser humano é o ser mais complicado que existe. Lidar com pessoas é extremamente delicado.  Além da personalidade que cada um carrega, ainda tem toda parte cultural que recebemos de anos e anos de muita corrupção e desonestidade.

Estamos vivendo um ciclo de renovações, pode acreditar! Tudo que estamos passando é uma faxina geral. Porém as pessoas precisam acreditar nos seus princípios morais e éticos, e serem coerentes com o que acreditam e proclamam.   E principalmente meus caros… ter uma crença, crer que tem um Deus maior !

Então quando estiver no transito e alguém te dar uma fechada, ou ultrapassar no sinal vermelho, entrar na sua vaga de garagem, riscarem seu carro… respire fundo e pense nas maravilhas de estar vivo e ore! Peça a Deus forças para prosseguir.

Se seu vizinho está em obras e está criando algum tipo de desconforto, tente argumentar, mas se não houver evolução, não prolongue brigas ou revides desnecessários. As vezes realmente é muito desagradável conviver com algo que você não aceita, mas acredite…algo de muito melhor te espera lá na frente! Tente não dar tanta razão ao fato, ninguém está falando que é fácil, mas trate tudo isso como um aprendizado.

E saiba, que você é que decide o tipo de vida que você quer ter

Não se deixe abater pelos problemas diários, eles sempre vão estar aí…e nunca desaparecerão! E eles não podem abater o seu rendimento no trabalho, ou até mesmo na sua família.  Tente recuperar as sua capacidade emocional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *