Um novo emprego! Você está preparado? Organiza-se

Um novo emprego! Você está preparado? Você já se organizou para o seu novo emprego? Há uma luz no fim do túnel… vc não está vendo? Não vamos citar aqui sobre a problemática que está nosso país, não, não vamos!!! A verdade que as coisas não andam nada bem. E você assim como a grande maioria do povo brasileiro está sofrendo com toda essa crise.  Porém, há uma luz no fim do túnel, segundo os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), estamos dando sinais de recuperação progressiva. Claro que tem alguns setores que estão mais expressivos como os setores da Agropecuária, Agricultura, Administração Pública, Indústria de produtos alimentícios e bebidas, Indústria Têxtil e Química e nos serviços médicos, odontológicos e veterinários.

Embora seja ainda muito tímida essa melhora no mercado, o que conta é que as oportunidades aumentam. E o que você está fazendo para conseguir o seu novo emprego. Pare de reclamar e não acreditar em você! Tá difícil, sim. Mas nunca se deixe levar pelas notícias ruins, já passou da hora de você colocar a mão na massa e ir em busca da sua recolocação profissional ou até mesmo criar o seu próprio negócio.

Bom, se você está desempregado, com certeza a essa altura do campeonato você já fez todas as ponderações possíveis e necessárias, para saber aonde você precisa ajustar os ponteiros da sua vida profissional. Aos pontos positivos e aos negativos, saiba que assim como você, também passei por esse momento. Acesse aqui o post que fiz sobre o momento de reflexão que passei e que foi muito importante para o meu período “disponível para o mercado”. E como disse no post “Um ano que fui demitida…Como eu me sinto?” Sempre há algo bom para se tirar com tudo nessa vida. Dá uma espiadinha depois nesses posts, vale a pena!

Se você está passando por esse período difícil e está recentemente desempregado. Calma, não é o fim do mundo, apesar de ser muito doloroso perder o emprego, veja sempre o lado bom das coisas. Você está viva (o), tem pessoas que te amam e precisam de você bem, e parte daí esse princípio. Perder o emprego é sim muito complicado, mas dependendo do ponto de vista pode ser uma oportunidade para você se descobrir ou até mesmo empreender com seu próprio negócio.

Agora mão na massa, vamos nos preparar! O mercado está sim movimentando (graças à Deus “neh?”) bem morno, mas sabemos que essa crise vai passar, não pode ficar assim para sempre não é? E o que você está fazendo para estar preparado para quando a crise acabar? Não perca tempo, não se deixe desanimar, “boraaaa” por a mão na massa. E eu vim aqui para registar uma injeção de motivação na sua vida.

 Quem é você? Você se conhece?

Muita das vezes entramos num piloto automático e numa zona de conforto tão grande que não nos damos conta das nossas habilidades, do que realmente gostamos de fazer e do que nos faz levantar todos os dias com sorriso no rosto. Você se Conhece?

Numa folha de papel, liste todos os seus empregos.  Após essa ação analise suas habilidades mais importantes, ou seja, o que você aprendeu em todo o período da sua vida, desde um curso de word até uma pós graduação. Você vai ver o quanto mais fácil  será para você se reconhecer como profissional. Como foi que você formou o seu caminho de trabalho?

E é nesse momento que a reflexão se faz muito pertinente. Você quer seguir como empregado ou quer ser um empreendedor? Não há nada de mal em querer ser um empregado, desde que isso te faça feliz. E saiba que para empreender também não são só as maravilhas. O importante aqui é você se conhecer como um profissional.

E o que é melhor para você?

Já parou para pensar sobre isso, o que seria melhor para você como profissional? Você deve estar pensando, o melhor nem sempre é o que eu posso. Mas pare de pensar assim, pode não ser agora, mas um dia será.

Se você busca por um emprego, pense na linha do tempo ou até mesmo numa grade hierárquica. Caso você tenha sido dispensado, cujo cargo era coordenador, essa linha te leva a procurar oportunidades nesse mesmo nível hierárquico. Entretanto nada impede você dentro das suas capacidades e habilidades tentar um cargo maior para você, mas saiba que sem experiência tudo se tona ainda mais difícil. Entretanto, pode acontecer de você não se identificar com seu trabalho e querer mudar de área, aí mais do que natural você começar do nível hierárquico mais baixo.

Agora se você procura empreender, o momento é de estudar e transformar a sua ideia de trabalho numa oportunidade. Sim, por que ideia é totalmente diferente de oportunidade. Que pode nos gerar um novo post para um outro momento.

Que ferramentas você precisa para voltar ao mercado?

Um bom currículo para um novo emprego

Se não tem, faça! Se tiver revise! Faça o seu currículo descrito para oportunidade que você precisa. Seu currículo precisa estar de acordo com o cargo que você busca. Não se esqueça de atribuir as competências, as suas experiências e qualificações direcionadas para o seu objetivo.

Carta de Apresentação

A carta de apresentação, como o próprio nome menciona, vai te apresentar ao recrutador, e pode acreditar com ela os recrutadores te conhecem melhor e traçam o seu perfil, não deixe de elaborar uma boa carta de apresentação.

Qualificação

Tem que ser bom! Por aí, tem muita gente mais ou menos. Pense no seu perfil profissional, se tem uma qualificação ótimo, mas precisa estar atualizado. Como fazer? Cursos, palestras, congressos…necessário muito mais para atrair uma boa vaga de emprego. Se ainda não tem cursos, passou da hora de você se atualizar na internet tem um monte de cursos excelentes on-line e que são gratuitos. Seja pro ativo e sempre interessado no seu crescimento profissional.

Sabe aquele ditado: “Cai matando”?  Esse será seu lema

Se você está em busca de um emprego “ cai matando” siga em frente: Sites de emprego, classificados, redes sociais, networking, agências, headhunters… Atualmente com o advento da internet, são muitas e diversas formas para se apresentar ao mercado .

Se for a sua vontade conseguir um novo emprego, uma boa recolocação profissional essa é a hora, não perca tempo você tem tudo para conseguir. Basta querer e colocar a mão na massa. Vai ser fácil? Em nenhum momento aqui foi dito que seria, mesmo porque volto a ressaltar o que foi dito acima, o mercado está melhorando, mesmo que timidamente.

E é claro, não podemos ficar por toda vida nessa instabilidade uma hora vai acabar e você…estará preparado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *