Rotina para Facilitar o Processo de Organização

Ter rotina facilita o seu processo de organização. Quando falamos em organização podem pensar que é assunto chato e pesado, que traz a sensação de aprisionamento e rigidez. Entretanto, a organização é exatamente ao contrário disso tudo. E para ter uma vida mais organizada é primordial manter um processo que funcione para você. Claro, se você sente a necessidade para isso.

Costumo dizer que a organização é um processo homeopático, e são sim, em pequenas doses diárias que vamos nos adequando da melhor forma para o nosso perfil. Todos os dias vamos aprendendo e adequando, observando o que funciona e obtendo pequenas atitudes que vão tecendo o nosso próprio processo de organização. Poder do hábito, e de repente você já integrou o processo, sem sofrimento.

Então, vamos começar! Que tal implementar rotinas na sua vida?

Diversas são as rotinas que podemos inserir em nossa vida.  Vamos começar pela mais básica e fácil! No post passado, falamos sobre a qualidade do sono, e uma das dicas citadas, falamos sobre a rotina noturna.  A rotina noturna nos ajuda a ter uma noite despreocupada, pois tudo já está programado e organizado para funcionar no dia seguinte.

A rotina precisa se adequar ao seu estilo de vida, aqui não iremos dar uma receita de bolo para que você siga, não é esse o nosso objetivo.  E a rotina noturna não precisa ser necessariamente a noite, mas sim a hora que você vai dormir e precisará acordar para seguir em frente com as suas tarefas de forma tranquila, sem correria. Observe abaixo um exemplo de uma rotina para você se guiar e montar a sua rotina noturna.

Exemplo de Rotina Noturna

Com que Roupa eu vou

Já pensou ter que pensar no que vestir na hora que você acorda? Imagine uma manhã fria, com a caminha quentinha e você sente aquela preguicinha gostosa e lembra que ainda tem que escolher a roupa que você vai trabalhar. A dica interessante aqui é observe o clima que fará no dia seguinte e se prepare para ele.

A sua bolsa também é um item importante

O que você precisa levar no dia seguinte para o seu dia de trabalho. Um documento, resultado de um exame, algum relatório, até mesmo a sua marmita ou lanchinho, são itens que se você programar e deixar tudo pronto evita um stress desnecessário logo pela manhã.

Mesa do café posta à Noite…é tudo! Acredite

Um processo que temos em casa é deixar a mesa do café toda pronta para o dia seguinte. Deixamos até a cafeteira com água e pó de café, só ligar rs! Os itens de geladeira ficam todos numa bandejinha que é só tirar na parte da manhã. E pronto tomamos café todos os dias pela manhã e não há um só dia que não tomamos.

Você tem uma agenda, não tem?

Se não tem, com certeza uma lista de tarefas? Bom, verifique se no dia seguinte você tem algum agendamento, como: um médico, passar no supermercado, ou no shopping para comprar um presente, ou se você tem algum compromisso importante, etc. Prepare-se para ele! Pense no horário, na logística de deslocamento, estacionamento, se os cartão do plano de saúde ou de  crédito estão com você, se organiza-se para isso.

 Nossa vida é uma loucura!

Tenho certeza que você aproveita o período da noite para resolver e fazer um milhão de coisas, além de deixar tudo em ordem. Se você tem filhos então, você precisará de uma rotina noturna para você e para seus filhos, ufa! Mas mesmo assim você precisa de um tempo para você, pense nisso! Ler um livro, fazer uma meditação, fazer uma oração em agradecimento, aproveitar para cuidar da pele e o mais importante é que você faça isso virar um hábito, faça todos os dias.

E claro, programe o seu horário para ir para cama.

Você precisa descansar para ter um dia produtivo. Isso é fundamental! Então vá para cama sempre na mesma hora para que seu corpo se habitue a ter aquele período para ele.

 Outra rotina que nos ajuda muito no processo de organização  e não elevar o nível de stress logo pela manhã é a ter a rotina matinal. E mais uma vez destacamos por aqui: A rotina precisa se adequar ao seu estilo de vida. Não é por que você acorda 14h que você não vai ter uma rotina matinal, a rotina tem que atender as suas necessidades para o seu dia.  Observe abaixo um exemplo de uma rotina para você se guiar e montar a sua rotina matinal.

Exemplo de Rotina Matinal

Levante no seu tempo!

Se você se sente bem colocando o relógio ou o celular no modo soneca (5min, 10min, 15min, ou até mesmo 30min) esse é o seu ritmo e você precisa respeitar. Se te faz bem! Ótimo! Levante no seu tempo, devagar ou rápido, faça o que for melhor para você. No meu caso, preciso de 5 a 10min a mais na cama, não me sinto bem pulando da cama.  Para isso me programo e claro que reservo esses minutos adicionais.

Se a luz, a conversa excessiva, ou alguns outros comportamentos te incomodam, respeite-se!

Converse com o parceiro, com ente familiar e sobre o assunto. Mas não vale ficar mal humorado, ninguém precisa lidar com pessoas negativas logo pela manhã. Pense um pouco sobre isso e coloque-se sempre no lugar do outro que está em sua companhia.

Refletir e/ou Meditar. Faça Tornar uma Rotina em sua Vida

Aproveite o seu período matinal para refletir sobre o seu dia, suas tarefas e suas responsabilidades. Além de agradecer, independente de sua religião. Interessante também incluir a meditação na sua vida.

 

Não esqueça do principal, rs! Mantenha a Rotina

Faça a sua higiene pessoal. É ótimo ter uma pessoa ao nosso lado pela manhã acordada e não com a cama nas costas, rs!

Tome seu café da manhã, pense nisso!

Não deixe nunca de tomar o seu café da manhã, ao menos que seja necessário. Além disso, seus remédios também.

Não deixe desorganização e sujeira para trás

Com certeza antes de sair de casa, você precisará dar uma adiantada nas atividades domésticas se você não tem ninguém para te ajudar. Então faça de maneira coordenada e organizada para que não se atrase para o seu dia de trabalho.

 E aí Gostou?

 Bom, para começar a inserir as rotinas noturnas e matinais são ideais. Tente você vai ver uma enorme diferença na sua vida. Depois você me conta! Iremos continuar a falar sobre rotinas nos próximos posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *