Descansar para produzir – você quer ser produtivo?

Importante saber que ser produtivo você precisa estar descansado. Sim, descansar para produzir! Essa será a máxima desse post. Iremos iniciar a semana, ainda uma semana de férias, para entender que precisamos respeitar os nossos limites e que se queremos ser produtivos precisamos nos atentar para nossas necessidades básicas.

Para um bom dia de produtividade  que você precisa entender é que há necessidade de uma boa gestão pessoal. Sim, você precisa saber administrar as suas necessidades primárias: como uma boa noite de sono, uma alimentação regular e satisfatória, além de foco. Sem uma boa gestão pessoal você não terá inteligência emocional para enfrentar os desafios do nosso dia-a-dia.

Então vamos entender um pouco mais sobre isso. Estar descansado é fundamental para que você possa se manter produtivo e bem disposto para um bom dia de trabalho.

Respeite as suas horas de sono.

Se você se sente bem dormindo de 9 a 10 horas por dia, respeite o seu metabolismo e faça essas horas de sono. Se caso você se sinta bem com 4 ou 5 horas de sono não se torture com a máxima “você precisa dormir no mínimo 8 horas por dia”.  O importante é que você acorde descansado e disposto para realizar as tarefas de sua responsabilidade.

Segundo os  especialistas, quando apresentamos distúrbios do sono, um sono com baixa qualidade e/ou então trocamos o dia pela noite, isso pontualmente, pode ser recuperado com uma boa noite de sono. Entretanto, quando não há possibilidade de recuperar recebemos o ônus dessa “brincadeira”.  Percebe-se que quando você está sofrendo dias e dias com dificuldades para dormir, você fica irritado, cansado, aflito e grande  falta de atenção.

O resultado da falta do descanso necessário para o nosso corpo é uma série de problemas de saúde. Alguns efeitos são rapidamente notados, como o estresse. A falta de sono produz consequências, muita delas graves, em todo nosso organismo. Sabe-se ainda que, uma noite mal dormida você tem uma necessidade maior de se manter mais alimentado. Sendo assim, come muito mais que o necessário e ao longo do tempo sofre com sobrepeso.

Nosso estado mental tem total relação com nosso corpo. É um sistema: o mau funcionamento de um afeta o outro.

Agora a pergunta que não quer calar: Quem hoje em dia consegue ter as suas horas de sono respeitadas, diante tantas tarefas e atividades que absorvemos para nós mesmos? Como se manter descansado?

O sono é questão de disciplina, e é a primeira coisa que devemos buscar, para quem quer ter a uma boa produtividade. E sim, há necessidade de se organizar para obter essa disciplina. É fácil? Não é, mas é questão de um pouco de boa vontade e determinação.

Sempre dormi muito tarde e acordava muito cedo. E detalhe:  sempre tive que dormir bastante para que me sentisse descansada, ou seja, no mínimo 7 a 8 horas de sono para que eu acordasse bem disposta. Como? A conta não fecha. Dormir tarde e acordar cedo.

Percebi ao longo do tempo que não consegui render nas minhas atividades. Sofria com uma queda de produção ENORME no período da tarde, além de estar muito cansada. Percebi literalmente todos os males que a falta de sono necessário trouxe para mim: irritabilidade, estresse excessivo, falta de atenção e um esquecimento descomum.

Estava muito cansada e precisei fazer uma análise do que estava acontecendo comigo, não cheguei a procurar um médico, mas algumas simples ações me ajudaram a encontrar o equilíbrio. Melhorei muito e gostaria de compartilhar com vocês. Confesso que ainda tenho muito para melhorar, mas aos poucos percebo que melhorei muito.

O que eu ando fazendo está me ajudando muito.

  1. Comecei a levantar todos os dias o mesmo horário – parece clichê não é mesmo? Mas eu comecei a criar uma rotina sobre mim. Acordar sempre o mesmo horário, nos finais de semana me dava uma trégua, mas jamais acordar após as 9h, mesmo porque para mim não funciona, eu preciso acordar cedo, mesmo dormindo tarde. Como eu sei que eu preciso de no mínimo 7 horas de sono, então a regra é clara às 23h estar na cama pronta para dormir. Assim consigo acordar às 6 da manhã.
  1. Ter uma rotina noturna – procuro deixar tudo arrumado e adiantado para o dia seguinte, posso contar um pouco mais num outro post sobre isso. Esses minutos dedicados a uma rotina noturna eu ganho na manhã seguinte, sem correria e sem estresse. Dessa forma consigo dormir despreocupada.
  1. Desvincular qualquer aparelho eletrônico – meu problema não é nem o celular, mas sim a televisão. Adoro assistir programas que parecem ser os melhores nas altas horas da noite (isso não deve ser de Deus). Eu creio que as redes de TVs abertas e fechadas não sabem que a população é trabalhadora e acorda cedo. Colocam todos os melhores programas para muito tarde. Isso sem contar as séries aff…amo ficar com a TV ligada e sim tenho uma televisão no quarto. Me crucifiquem, rs! Vou melhorar eu prometo. Entretanto, ganho quando o quesito é celular. Já me disciplinei ficar sem o celular 1h antes de dormir. Estudos comprovam que a luz da tela do celular inibi o sono, então abolimos o celular na hora de dormir!

Existem diversos artigos na internet avaliando mais tecnicamente e dando boas dicas para manter uma boa noite de sono. A revista Exame fez um artigo muito interessante que vou anexar aqui para que você também tenha acesso. Essa semana estaremos com várias dicas que vamos postar diariamente pelo Instagram e Facebook do Organiza-se você pode acompanhar por lá também.

Agora nos conte, o que você anda fazendo para ser mais produtivo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *