Procure Destralhar…

Você já reparou como ultimamente as pessoas estão com a tendência de acumular. Não sei se é por conta de alguma carência, ou uma lacuna que esteja passando na vida, ou até mesmo esse capitalismo selvagem que a gente vive. E quando se vê…Páá estamos submersos a um monte de tralha que não utilizamos. Então destralhar é fundamental. E o que é destralhar? É liberar espaço na sua vida, na sua casa, no seu trabalho, etc. Um espaço importante que está entulhado, e que você poderia aproveitar para outra coisa muito mais importante.

Uma conhecida minha tem um ambiente vago na casa dela que está uma verdadeira bagunça, e que ela vive comentando que ela gostaria muito de organizar. Não sou organizer e quero deixar bem claro aqui: o Organiza-se não presta nenhum serviço ou assessoria para organização de ambientes. Pois bem, sabe o que eu sempre respondo para ela: “Tralha não se organiza”.

Temos muito itens de apresso emocional e sentimental em nossa casa, que levamos para o resto da vida. Mas não pode ser tudo, porque o tudo uma hora vai ficar sem lugar para guardar. Infelizmente temos que ser práticos nesse sentido. O que não podemos registrar em nossas memórias com carinho, podemos fazer um registro digital. Usando um aplicativo ou até mesmo um arquivo digital em uma nuvem. Para que você possa ter acesso a qualquer momento. Mas concordo com você, que há alguns itens que o valor sentimental é imensurável. Aahh esse meus amigos, eu vou concordar com você é melhor guardar <3.

Mas, o que não estiver nessa linha de pensamento, deverá ser fortemente analisado. Quer uma ajuda?

  1. Defina o que é lixo – às vezes guardamos lixo. Itens que jamais usaremos novamente, ou que até mesmo não tem funcionalidade nenhuma para nós. Se você está num ambiente muito desorganizado, com muito lixo e de difícil acesso, aconselho fazer um pouco por dia. Quem sabe determinar de 15 a 30 minutos por dia nesse ambiente. Mas se envolve a casa inteira, interessante seria você focar um período maior e retire todo o lixo para fora.  Faça uma análise criteriosa de tudo que você tem: Livros, revistas, jornais (sim, pasmem tem gente que guarda jornal), CD´s, maquiagem, cremes, produtos, etc. Verifique a regularidade que você utilizou cada um desses itens, converse com os integrantes da casa, não utilizou nos últimos meses? tem utilidade na sua vida? você vai conseguir ficar sem? É um item de apresso sentimental? Não, então dê fim…lixo!Livros Destralhe
  2. Você pode doar – o que não for útil para você e ainda pode ter serventia para uma outra pessoa pense nas doações à instituições de caridade, a uma família carente, na igreja de sua comunidade,etc. Lembrando que para os itens que podem ser doados é importante estarem em bom estado. Nada de roupa rasgada, manchada ou suja. O que não serve para você dessa forma também não serve para ninguém. Se liga nessa dica!
  3. Quer ganhar um dinheirinho – Sabe que no meio dessa vasculha você pode garimpar verdadeiras raridades, ou até mesmo uma roupa, ou um sapato, um acessório, etc. com um valor um pouco mais alto. Quem sabe não dá para você ganhar uma grana extra. Deixar para revenda num bazar ou até mesmo abrir uma lojinha virtual (conhece a lojinha do Organiza-se clica aí), tem também o site de revenda OLX  e os sebos também são opções interessantes para você que tem aquele livro na prateleira que você já leu e releu muitas vezes e está lá pegando poeira. Em fim há infinitas formas para poder aproveitar de alguma forma.roupa destralhe
  4. Quebrado, manda arrumar – olha não tem coisa pior que ficar com itens quebrados em casa. É da sua utilidade, está fazendo falta para você? Então manda para o conserto, não deixe entulhado na sua casa. Sim, muita das vezes a gente esquece. Eu estava com um processador quebrado há meses no armário, resolvia a situação com outros utensílios que eu tenho em casa, mas nunca mandava arrumar ou até mesmo jogar fora. Ficava entulhando em casa. Então tomei uma inciativa, de deixar no porta mala do carro, assim quando deu um tempinho e passei por perto da oficina, deixei lá. Pronto resolvido

O ato de destralhar seja a sua casa ou até mesmo o seu ambiente de trabalho vai lhe trazer a sensação de bem estar. Você vai perceber como ficará mais fácil colocar tudo no lugar e até mesmo pensar numa nova decoração, com móveis novos e produtos organizadores sem gastar sem medidas. E isso é vida! Isso é economia! E claro um ambiente sem tralhar é um ambiente mais leve, contudo com uma energia melhor. Fique atenta apenas para não acumular novamente, se policie ao máximo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *